Mealheiro #45: Poupança à moda antiga

Aprende e saberás

Hoje em dia, e devido à evolução tecnológica que nos providenciou um nível de luxo e conforto que há 2 gerações era impensável, é difícil imaginar como olhar para o passado nos pode ajudar a cuidar melhor das nossas finanças pessoais.

Mas a verdade é que há alguns truques e dicas, na forma como os nossos avós viviam a sua vida, que nos pode ajudar bastante.

Algumas destas ideias podem parecer um pouco descabidas, acima de tudo porque já estamos habituados aos facilitismos da vida de hoje em dia. Para outras ideias, possivelmente vais revirar os olhos e pensar “Pfff, eu já faço isto”.

Independentemente disso, tenho a certeza que vais encontrar por aqui algo que faz sentido e, quiçá, implementar nas tuas rotinas diárias.


Como poupar à moda antiga

Paga com dinheiro

Embora os pagamentos digitais estejam cada vez mais presentes no nosso dia a dia, pagar com dinheiro continua a ser a melhor forma de evitar gastos desnecessários em compras por impulso.

Cultiva a tua comida

Uma maneira clássica de poupar dinheiro é cultivar a tua própria comida. Começa por aprender a cultivar ervas aromáticas, e depois passa para vegetais - e até frutas. Embora possa demorar algum tempo a aperfeiçoar as técnicas de cultivo, mais cedo ou mais tarde vais acabar por poupar bastante dinheiro.

Lava a tua louça

Existem opiniões diversas sobre este assunto. Há quem diga ser mais eficiente usar uma máquina do que lavar à mão. Isto depende de alguns fatores, mas, na minha opinião, se fores inteligente com a forma como o fazes, lavar à mão sai sempre mais barato.

Cria um orçamento

Preciso de dizer mais alguma coisa?

Compra com qualidade

Viver à moda antiga é sinónimo de comprar algo pela sua qualidade, e não pelo seu preço. Acima de tudo móveis e roupas. Este tipo de compras podem parecer irracionais inicialmente, porque pensamos sempre “Porquê pagar tanto, quando posso comprar igual a metade do preço?”, mas a verdade é que, no longo prazo, compensam sempre mais.

Cancela serviços por subscrição

Um dos principais segredos para poupar dinheiro é cancelar os teus serviços de subscrição. Pensa bem quanto tempo é que dedicas, por mês, a cada um, e tenta perceber se o dinheiro que gastas faz sentido.

Reutiliza frascos de vidro e plástico

Muitas das coisas que compras vêm em recipientes de vidro ou plástico que podem ser reutilizados. Para viveres verdadeiramente à moda antiga, poupa dinheiro e não deites fora estes recipientes. Usa-os para guardar comida, objetos, detergentes, etc…

Sê minimalista

Não há uma forma clara de definir o minimalismo, e diferentes pessoas terão diferentes ideias sobre o mesmo. O segredo está em aproveitar mais a vida, com menos.

Corta o teu cabelo

Eu sei, eu sei. Cortar o cabelo em casa, para muitas pessoas, parece uma péssima ideia! Mas se o conseguisses fazer, já viste bem o dinheiro que conseguirias poupar? Ou se, por exemplo, pintas o cabelo, já pensaste passar a fazer isso em casa também?

Aquece-te com mais camadas de roupa

Tem sempre à mão umas meias extras, calças de treino e umas camisolas em casa. Em vez de manteres o aquecimento sempre ligado, usa mais camadas de roupa para te aqueceres e poupares na conta de luz.

Faz limpezas com vinagre

Um truque comum para poupar em produtos de limpeza é usar vinagre! O vinagre é muito versátil, e não serve só para temperar a salada. Desta forma, podes evitar ter que comprar toneladas de produtos de limpeza e acabas a poupar algum dinheiro no longo prazo.

Não deixes que a comida se estrague

Comida é cara. Comida estragada ainda mais cara é. Por isso tenta sempre comer todos os alimentos que compras. Recorre à tua criatividade para planeares as tuas refeições, de modo que aproveites tudo o que tens em casa.

Vai a pé/de bicicleta para o trabalho

Em vez de gastares sabe-se lá quanto por mês em combustível (até porque agora o preço do mesmo está simplesmente absurdo), considera levares um estilo de vida mais saudável e poupa dinheiro ao ires a pé ou de bicicleta para o trabalho, e outros sítios.

Aprende algo prático

Existem muitas coisas que podes aprender para ganhar dinheiro extra. Costurar, fazer croché, escrever, entre outras. Muitas dessas habilidades podem ser usadas para fazer um dinheirinho à parte. Só é preciso começar.

Come em casa

Bastante fácil de entender esta. Comer fora constantemente vai facilmente arruinar a tua carteira. Por isso evita. Cozinha e come em casa - poupas a tua carteira, e até a tua saúde.

Seca a tua roupa ao ar livre

Evita usar uma máquina de secar roupa. A roupa seca perfeitamente ao ar livre. Sim, pode demorar mais um bocadinho, mas é mesmo assim tão crítico que tenhas a roupa seca no momento?

Faz viagens de carro

As pessoas, sabe-se lá porquê, adoram gastar muito dinheiro em férias. Vão lá para fora, e queimam as poupanças de um ano por 2 semanas ao sol. Quando podiam muito mais facilmente viajar cá dentro. Mais económico, e até ajudam a economia nacional. Vive à moda antiga, faz viagens de carro pelo país.

Conserva a comida

Para poupar à moda antiga, não nos podemos esquecer de aprender a arte das conservas. Conservar alimentos não é apenas uma forma de os preservar, mas pode poupar muito dinheiro a longo prazo - especialmente se tiveres um jardim ou pequena horta como falado acima.

Usa cascas de ovo para fertilizar a horta

Uma forma única de fertilizar a horta e o jardim é reutilizar as cascas dos ovos. Este é um truque de poupança à moda antiga e bastante popular.

Reutiliza sacos e papel de embrulho

Sempre que receberes uma prenda, guarda o papel e o saco da mesma para os poderes reutilizar no futuro. E, se por acaso não tiveres gostado da prenda, podes sempre dá-la a outra pessoa.

Aprende a arranjar coisas por casa

Hoje em dia é muito fácil chamar alguém para arranjar alguma coisa lá por casa. Mas também pode ser bastante caro. Por vezes aprender algumas destas coisas pode ajudar a poupar uns bons trocos. No YouTube encontras sempre alguém a explicar-te como fazer, é só procurar.

Come mais grão

O grão (feijão, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico, favas, etc…) é uma excelente fonte de proteína, e normalmente bastante acessível em termos de preço. Para além de que podes comprar em grandes quantidades, enlatado, e não te preocupar com os prazos de validade.

Compra no comércio local

Comprar local também é um estilo de vida à moda antiga. Comprar diretamente dos agricultores pode poupar dinheiro e ajudar as pequenas empresas a crescer e, normalmente, a qualidade dos produtos frescos é sempre melhor do que a dos produtos de supermercado.

Usa panos em vez de papel

Usar guardanapos e toalhas de papel resulta em muito desperdício. Em vez disso, usa guardanapos e toalhas de pano. Podem ser reutilizados várias vezes, poupando-te assim dinheiro, e são bem mais amigos do ambiente.

Prepara as tuas refeições

A preparação das refeições é essencial para poupar dinheiro e evitar a vontade de comer fora. Pequeno-almoço, almoço, jantar e até os lanches, tudo conta para conseguires controlar melhor os teus gastos com comida.


Então, que te parece? Achas que estas ideias fazem sentido? Espero que sim, e espero que tenhas gostado do Mealheiro desta semana.

Se me quiseres deixar a tua opinião abaixo, agradeço imenso - ajuda-me a melhorar!

Adorei | Gostei | 50/50 | Meh | Péssimo

É um prazer ter-te desse lado, e obrigado por leres. Não te esqueças de subscrever, ou partilhar, se ainda não o fizeste!