Mealheiro #39: Hierarquia das necessidades financeiras

Juventude sem fazer nada, velhice necessitada

Conheces a hierarquia de necessidades de Maslow? Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afecto, estima e as de realização pessoal. Esta teoria é representada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas - diretamente relacionadas com sobrevivência.

Segundo Maslow, um indivíduo só sente o desejo de satisfazer a necessidade do próximo nível se a do nível anterior estiver satisfeita. Portanto, a motivação para realizar estes desejos vem de forma gradual.

Ora bem, existe também uma hierarquia para as necessidades financeiras de um indivíduo. E, como na hierarquia de Maslow, só faz sentido passar para o nível seguinte quando o nível diretamente abaixo estiver satisfeito. Os níveis são os seguintes:

  1. Entrada de dinheiro e necessidades básicas: alimentação, casa e despesas obrigatórias. O objetivo é garantir que as necessidades básicas, incluindo as fisiológicas, estão asseguradas financeiramente;

  2. Segurança financeira: seguros (carro, casa, vida) e fundo de emergência. Como uma almofada de segurança, um fundo de emergência deve cobrir vários meses de despesas (3, 6, ou até 12) em caso de acidente, problema de saúde ou familiar inesperado, ou perda de um emprego;

  3. Acumulação de riqueza: investimentos, pagamento de dívidas, e poupança para a reforma. Neste nível, o foco deve ser fazer crescer os teus ativos, para o longo prazo;

  4. Liberdade financeira: cuidados a longo prazo, educação dos filhos, férias - e talvez reforma antecipada. Estas necessidades financeiras estão ligadas às necessidades de autoestima, como o respeito pelo próprio e realização pessoal;

  5. Legado: preparação de património para as gerações seguintes. Este nível está ligado à auto-realização na pirâmide de Maslow. Ou seja, fizeste tudo o que querias, e agora é altura de passares o testemunho, e deixares o teu legado para os que te sucedem.


Se te identificas com algum destes níveis, e se estás a pensar dar o salto para o próximo, então tenho alguns artigos que talvez te possam interessar:


Gostaste do Mealheiro desta semana? A tua opinião ajuda-me a melhorar.

Adorei | Gostei | 50/50 | Meh | Péssimo

É um prazer ter-te desse lado, e obrigado por leres. Não te esqueças de subscrever, ou partilhar, se ainda não o fizeste!