Mealheiro #32: Sabes qual é o teu perfil de risco?

Quem não arriscou, não perdeu nem ganhou

No que toca a tomar decisões sobre investimentos, a crescente complexidade do mundo económico e dos mercados financeiros torna extremamente difícil identificar e selecionar os investimentos mais adequados a nós.

O risco de um investimento - o grau de incerteza em torno dos resultados de retorno - é um dos pilares mais importantes no momento de tomar uma decisão sobre investimentos.

O nível de risco que estás dispost@ a assumir, as tuas necessidades de liquidez, e o teu horizonte de investimento compõem o teu perfil de investimento. E vão influenciar as tuas escolhas.

Tendo isto em conta, é importante que percebas claramente a tua tolerância ao risco. Conheceres o teu perfil de risco vai-te ajudar a decidir mais facilmente como e onde deves investir o teu dinheiro! E para te ajudar, desenvolvi um novo questionário na página do Mealheiro, com esse objetivo em mente:

Perfil de Risco

Existem várias formas de analisar o teu perfil de risco. Este que partilho aqui contigo é uma simplificação. Existem mais variáveis que impactam a tua inclinação para o risco. Sabe mais aqui.


Dependendo depois do teu perfil de risco, há produtos financeiros que se irão adequar melhor ou pior à tua situação. Vê no exemplo abaixo a relação risco/retorno de várias opções:

A post shared by @mealheiro.pt

Isto não é aconselhamento financeiro. Antes de tomares decisões sobre investimentos, é importante que te informes junto de instituições e/ou pessoas credenciadas para te dar tal aconselhamento.


É um prazer ter-te desse lado, e obrigado por leres. Não te esqueças de subscrever, ou partilhar, se ainda não o fizeste!