Mealheiro #21: Quanto vale um clip de papel?

É na intenção que está o valor da ação

Se te dissessem que com um clip de papel podias ter uma casa, o que é que respondias? “Isso é impossível! Um clip de papel não vale quase nada, enquanto que uma casa vale imenso dinheiro!”. Eu sei, eu sei… É uma ideia bastante ridícula. Mas isso não impediu o Kyle MacDonald de tentar.

Um dia o Kyle colocou um anúncio no craigslist a dizer que queria trocar um clip de papel vermelho. E assim começou uma aventura que, através de uma série de trocas com outras pessoas, terminou com ele a ser um proprietário orgulhoso de uma casa em Kipling, no Canada. Podem ouvir a história toda no vídeo abaixo.


Acho que há aqui uma lição interessante sobre o significado de valor. A Infopedia define valor como:

  • Aquilo que uma coisa vale;

  • Importância que se atribui, ou reconhece, a algo ou alguém;

  • Custo de um objeto, de um bem ou de um serviço, em função da sua capacidade de ser negociado no mercado; preço;

  • (entre outros)…

Os mercados financeiros atribuem valor a ativos financeiros. A procura e a oferta de certos produtos e serviços definem o valor daquilo que compramos e vendemos. E a nossa própria perceção e educação leva-nos a decidir o valor pessoal das coisas.

Pensa nisso da próxima vez que participares numa transação de valor. Seja comprar uma casa, vender um carro, ou até nas tuas interações do dia a dia, como ir ao supermercado 😉

Se estiveres interessad@ em saber mais sobre este assunto, o livro The Value of Things, de Neil Cummings, é um poço de conhecimento.


Entretanto decidi lançar o Mealheiro no Instagram. Ainda não sei muito bem como é que isto vai correr, mas se quiseres seguir, aqui vai 😎

Instagram

Se tens gostado de ler, ficava muito agradecido se pudesses partilhar isto com amigos ou conhecidos. Ou no Twitter, no Facebook, o que seja!

Share

Espero que tenhas gostado. E se ainda não o fizeste, não te esqueças de subscrever! Até à próxima 😉